Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Facebook & Instagram


Há exatos 31 dias atrás Marcos Zuckerberg anunciou ao mundo que o Facebook havia comprado o Instagram por US$ 1 bilhão.

Para felicidade dos usuários do Instagram, pelo menos até o momento, não houve alteração na utilização do aplicativo, porém uma semana antes da compra, o aplicativo foi liberado para o sistema Android do Google.


Segue abaixo um texto publicado pelo consultor de Marketing, Marcos Hiller, em seu blog no dia do anúncio de Zuckerberg.





A mais nova simbiose do mundo digital: Facebook & Instagram


Nos primeiros dias de vida, o Instagram era apenas quatro funcionários, incluindo seus dois co-fundadores, e que trabalhavam amontoados nos primeiros escritórios do Twitter no bairro de South Park de San Francisco. E o Instagram, mais uma start-up da California e que não tem receita, fez brilhar os olhos do judeu liberal Mark Zuckerberg, que desembolsou um bilhão de dólares, e muito em breve vai saber como capitalizar muito bem em cima dessa fascinante rede social de fotos.

No veloz e ansioso mundo contemporâneo que vivemos, comprar o vizinho é a mais rápida estratégia para crescer. Não necessariamente é a decisão mais barata, mas é a mais rápida. Crescer de forma orgânica pode ser louvável, mas nem sempre responde à ambição de crescimento de acionistas. Assim como o Google, há alguns anos comprou o YouTube, e o transformou no segundo maior site de buscas do mundo. E por trás dessa aquisição do Instagram percebe-se uma visível intenção do Facebook em se tornar ainda mais forte nos dispositivos móveis, e deixar promissores aplicativos longe das garras do Google. O Instagram é uma criação concebida puramente para o universo mobile.



Quem usa o Instagram entende o magntismo que essa rede social gera. O conceito realmente é simples e genial ao mesmo tempo, pois faz com que pessoas se comuniquem por meio de imagens. A psicologia cognitiva talvez nos ajude a entender o fascínio por essa rede social, pois ela prega que seres humanos gostam mais de imagens do que textos. Por esse motivo que praticamente todas as marcas do mundo sempre adotam um símbolo ou um mascote para acentuar sua aproximação aos consumidores. E o conceito é simples. O Instagram é fundamentalmente uma rede social concebida em torno da fotografia, e disponibilizado apenas para uso em celulares (apenas para iPhone da Apple até a semana passada, agora já disponível também para o "patinho nada feio" Android, o sistema operacional da Google), onde as pessoas adicionam belíssimos efeitos às suas fotos produzidas com a (cada vez menos limitada) câmera do celular e compartilham com os amigos. O Instagram já tem dezenas de concorrentes, mas nenhum outro aplicativo teve uma ascensão tão rápida.

Ninguém perde com a compra do Instagram pelo Facebook. No entanto, alguns fãs do Instagram torcem para que o Facebook mantenha a originalidade e o conceito do aplicativo devidamente preservado. Pelo menos nesse início de simbiose, tudo deve continuar como sempre foi. Mas logo após o anúncio da notícia, os usuários mais assíduos do Instagram começaram a expressar descontentamento com a novidade nas redes sociais. Só o tempo nos dirá como serão tratados os mais de 30 milhões de usuários que fazem uploads de mais de 5 milhões de fotos ao dia.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Os Vingadores - O Filme

Estreou na última sexta-feira dia 27 de Abril, o filme de super-heróis mais aguardado de todos os tempos (isso até o próximo do Batman, rs..). Em um só filme foram reunidos Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, além dos agentes da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, Maria Hill e Phil Couson. Todo esse grupo junto para enfrentar o asgardiano Loki, irmão de Thor.

Mas o filme é tudo isso que os fãs esperavam? Valeu a pena esperar esse tempo todo? Será que não fizeram bobeira com o roteiro e estragaram todo o potencial que tinham em reunir os super-heróis em um filme, e agora não vamos mais querer ver esses filmes?



Bem, a resposta para todas essas perguntas é: Sim, o filme é muito melhor que poderíamos imaginar. Sem dúvida é disparado o melhor filme de super-heróis da Marvel feito até agora. Uma verdadeira obra prima da Marvel Studios, que atingiu seu ápice no universo cinematográfico.

Uma das maiores preocupações de todos, fãs ou não da Marvel, era o elenco enorme de super-heróis em um único filme. Teria espaço para todos eles atuarem? Não corria o risco de um ofuscar o brilho do outro? A preocupação foi revelada em desnecessária, pois isso não aconteceu. Cada um dos personagens possuiu um papel importante, bem definido, sendo que todos ganharam o destaque que merecem.

Tudo isso foi possível pelo excelente trabalho do diretor e roteirista Joss Whedon. O roteiro foi escrito de forma brilhante, com diálogos bem construídos e algumas vezes muito engraçado. Sim, o filme tem momentos muito engraçados, mas sem descambar para a comédia. Esses momentos alternam-se com momentos de tensão, tudo isso em uma batalha gigantesca.

Loki, o vilão do filme também merece destaque, já que ele se apresenta como um autêntico mesquinho, ganancioso e narcisista. Em alguns momentos ele nos engana aparentando que ainda há salvação para ele, entretanto ele acaba sorrindo de forma maníaca e nos apunhalando pelas costas.


A ação do filme é espetacular e sem dúvida será elogiada mesmo por aqueles que não ligam para filmes de super-heróis.  Já os fãs mais entusiastas serão plenamente satisfeitos com as cenas de lutas da batalha dos Vingadores contra o exército de Loki.

Vale lembrar que além de tudo isso, o elenco é formado por estrelas que se sabem muito bem em cada personagem. Robert Downey Jr., Samuel Jackson, Scarlet Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Chris Evans, Cobie Smulders, Clark Gregg e  Tom Hiddleston seguram a bronca, principalmente se considerarmos que serão dissecados pelos fãs mais xiitas.

Os Vingadores é diversão garantida nos cinemas, é um daqueles poucos filmes que vale cada centavo que você paga no ingresso e obviamente, é um filme obrigatório para os fãs de quadrinhos.

Quem puder, assista em Imax, sem dúvida você achará a diversão espetacular e irá querer sair da sala de cinema e entrar na fila para comprar um novo ingresso.


Enjoy it!