Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo

O texto de hoje será mais uma indicação de livro, com fiz com o post do Dexter (para ler clique aqui), porém dessa vez não há comparação do livro com filme, pois este ainda não foi feito, coisa que espero muito que aconteça um dia (o mais rápido possível).

Bem, pelas breves palavras acima já deu para perceber que eu gostei muito do livro. Confesso quando tive conhecimento deste livro pela primeira vez, não me empolguei tanto, já que batalha de anjos não me pareceu um tema muito atrativo, embora as recomendações houvessem sido excelentes. Como sou um ouvinte recente (fanático) do Nerdcast (ouço apenas há 5 meses), o melhor poadcast produzido em terras tupiniquins, só a partir de então ouvi falar do livro, já que seu autor, Eduardo Spohr, é um dos integrantes do time que reveza nas participações dos episódios, variando principalmente de acordo com os temas a serem abordados (o Nerdcast vale um outro post exclusivo). A segunda indicação do livro veio do meu amigo Anderson do blog  Porão do Anderson que também havia me indicado o próprio Nerdcast.

O Livro não é novo, ele foi publicado primeiramente de forma independente pelo próprio autor em 2007, como uma forma de tentar a publicação pelas grandes editoras, já que ele enviava uma cópia dessa primeira tiragem (trinta cópias). Em paralelo, Eduardo participou de um concurso literário o qual o ganhador teria uma tiragem de 100 exemplares de seu livro. A Batalha do Apocalipse vence o concurso e Eduardo disponibiliza a venda desses exemplares no site do Jovem Nerd, o qual esgota em apenas 5 horas. Com o dinheiro arrecadado Eduardo mandar tirar mais 500 cópias. Mesmo com essa repercussão em vários blogs não houve resposta de nenhuma grande editora.  Já em 2009 e os amigos Alexandre e Deive do site Jovem Nerd decidem criar a Nerdbooks e produzirem 4000 novos exemplares, que acabam vendendo rapidamente (menos de cinco meses).

Com esse sucesso de vendas praticamente independente, chega o momento em 2010 onde a Editora Record, através de seu selo Verus, lançar a primeira edição com uma tiragem de 10.000 exemplares. Até o momento o livro que já possui mais de 140 mil unidades vendidas. A Batalha do Apocalipse ficou meses na lista dos dez livros de ficção mais vendidos no Brasil. 

Não vou dar spoiler do livro nesse post, a intenção é apenas falar de um livro que me surpreendeu muito e de forma positiva. O único comentário é a forma de alternância da narrativa do livro, onde inicia em terceira pessoa e posteriormente passa para a primeira pessoa (Ablon, o protagonista) já que esse narra alguns flashbacks de milhares de anos antes, sempre alternando com fatos do presente de forma bem interessante.

Embora seja um tema diferente de O Senhor dos Anéis, A Batalha do Apocalipse é o primeiro livro escrito por um brasileiro que podemos comparar a magnífica obra de Tolkien, gênero conhecido como Literatura Fantástica. Se alguém ainda não ouviu falar de Eduardo Spohr, que, diga-se de passagem, acaba de lançar seu segundo livro, Filho do Éden (também haverá um post dele em breve), anotem esse nome, pois com certeza será reconhecido mundialmente em questão de pouco tempo.

Comprem o livro, podem ter certeza que valerá cada centavo investido nas 586 páginas. Para conhecerem mais da obra de Eduardo Sporh, acessem Filosofia Nerd e escutem Nerdcast no Jovem Nerd.

Enjoy it!

4 comentários:

  1. Mas não tratam de temas cristãos, apenas a temática certo?

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo.. não é livro teológico ou doutrinário e sim ficção mesmo, os temas apenas se relacionam. Apesar que qualquer cristão se familiarizará com algumas passagens do livro.

    ResponderExcluir
  3. Hum.... voce me convenceu agora pode emprestar?rsssss

    ResponderExcluir
  4. Sem problemas Ronaldo, assim que me devolverem, rs...

    ResponderExcluir