Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Seriados (Parte 1)



Desde que a música Geração Coca-Cola (primeiro álbum da Legião Urbana) foi escrita pelo Renato Russo, no início dos anos 80, muita coisa mudou nos “...enlatados dos USA”. Embora inúmeras séries sejam produzidas anualmente, nunca tantas foram televisionadas em nosso país como nos dia  de hoje.

Nos anos 80, muitas séries fizeram sucesso tanto na Globo quanto no SBT. Séries como Magnun, Esquadrão Classe A, Missão Impossível, A Super Máquina, entre outras, faziam enorme sucesso entre as séries de ação.  O sucesso era tão grande, que algumas dessas chegaram a ter brinquedos licenciados à venda, como foram os casos da Super Máquina, do Esquadrão Classe A e do Duro na Queda.

A partir da inauguração das TVs a Cabo no Brasil, em meados dos anos 90, uma enorme quantidade de seriados passou a ser transmitidos pelos canais fechados. Canais como a Sony, Warnel Chanel, Universal, AXN, Fox entre outros, conquistaram muitos telespectadores, principalmente aqueles que como eu, não se interessavam pelas novelas produzidas pelos canais nacionais.

Nos Estados Unidos, todos os anos são lançadas dezenas de séries, sendo que normalmente as de maior sucesso são dos gêneros Comédia, Drama e Policial. O número de séries é tão grande que muitas delas acabam na primeira temporada, já que a baixa audiência diante de tantos concorrentes, não justificam novos investimentos na continuidade da série. Porém o contrário também acontece, pois muitas das séries lançadas nos anos 90 tiveram sua renovação por mais de 10 anos; só para citar algumas, lembro de “ER” (no Brasil - Plantão Médico) com quinze temporadas e  “NYPD Blue” (Nova York Contra o Crime) com doze temporadas e o “Law & Order" (Lei e Ordem) com vinte temporadas, cancelada em 2010.

Outras séries de enorme sucesso que tinham como o objetivo transmitir, ainda que de forma diferente entre elas, o estilo de vida e o cotidiano do povo americano , tiveram seu término interrompido no auge do sucesso por definição de seus protagonistas, que preferiram uma grande despedida a ver suas séries caírem em declínio e terem um término melancólico. Os grandes exemplos disso foram as séries “Seinfield” e “Everybody Loves Raymond” (esta para mim, uma das melhores de todos os tempos), onde ambas lideraram a audiência na televisão americana e foram interrompidas na nona temporada.

Já nos anos 2000, muitas séries foram produzidas com as histórias contínuas entre os episódios, de modo que a sequência correta era necessária para o entendimento do todo. Isso não era comum, já que na maioria das vezes, cada episódio de um seriado acontecia uma trama nova, sendo que um não dependia dos demais e a história tinha o desfecho no fim de cada episódio. 
Com essa nova tendência de se produzir um seriado, os canais americanos conquistaram um número ainda maior de telespectadores através de seriados como 24 Horas, Prison Break,  Lost etc.

Apesar de no Brasil a audiência dessas séries crescerem constantemente nos últimos anos, ainda temos um número irrisório, para não falar pífio, de produções nacionais. Nos anos 80 tivemos um único sucesso que foi a “Armação Ilimitada”. Já nos anos 2000, tivemos uma boa produção da Record com alto investimento, que foi a série “A Lei e o Crime”. Apesar da boa audiência a série durou apenas uma temporada. Uma outra produção nacional muito boa é “9 Milímetros – São Paulo”, produzida pela FOX em parceria com a Moonshot Pictures, que teve início em 2008 e voltou a ser produzida em 2011 através da segunda temporada.

Continua...




2 comentários:

  1. Mandou bem rei, sempre expondo de uma maneira bem inteligente os assuntos! Parabéns!
    Fa lta fazer uma visita no meu blog hein!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Ronaldo, blz? Valeu cara.. Po, não tava sabendo que você tinha lançado o blog. Esses dias não sei se pelo facebook ou outro lugar, cliquei em algum link que abriu um blog e vi que era o seu, mas eu estava pra desligar o micro e acabei não lendo. Qual é o link mesmo?

    ResponderExcluir