Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Seriados (Parte 2 – para primeira parte clique aqui

Dentre tantos gêneros explorados pelas séries americanas confesso que o meu preferido sempre foi o Drama-Policial. Dezenas de seriados forma produzidos desde a década de 60, porém a partir de 70 o gênero começa a ganhar mais força, consequentemente mais seriados são produzidas e essas alcançam sucesso internacional. Nessa década, seriados como Baretta, Kojak, e Columbo fizeram grande sucesso em dezenas de países. Nos três seriados, os protagonistas eram detetives policiais nos quais as séries levavam seus respectivos nomes.

A partir dos anos 80 essa fórmula é alterada e os seriados policiais passam a ter dois ou mais policiais/detetives estrelando. No caso de dois protagonistas, as séries mais populares foram CHiPs e Miami Vice, já no segundo modelo, onde um esquadrão policial é o carro chefe, inúmeras séries são produzidas desde então, chegando esse modelo até os dias atuais.

Nas últimas duas décadas, tivemos dezenas de seriados policiais, sendo que muitos deles alçaram sucesso em todo o mundo, principalmente com a disseminação da TV por assinatura. Para enfrentarem tanta concorrência, os roteiristas tiveram que ser cada vez mais criativos. 

Ainda nos anos 90 surge um novo conceito criado por Dick Wolf, onde há uma combinação perfeita em ao juntar os casos policiais de uma delegacia em Nova York e o desfecho deles nos tribunais. Isso foi feito em Law & Order e a série fez tanto sucesso mundo a fora que virou uma franquia e originou outras cinco: Law & Order – SVU (a segunda de maior sucesso e indo para a 13º temporada); Law & Order – Criminal Intent; Law & Order – Trial by Jury; Paris Enquêtes Crimenelles (em Paris) e Law & Order – UK (em Londres).

Já nos anos 2000 foi criada a série CSI: Crime Scene Investigation, novamente uma nova forma de ser ver um departamento de polícia resolver os crimes. Na verdade, o seriado consiste em investigações por parte de um grupo de cientistas forenses do departamento de polícia de Las Vegas. Através de um laboratório ultra-moderno, os investigadores forenses desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e incomuns. Com o enorme sucesso, a série também vira uma franquia e dá origem a outras duas, CSI Miami, estrelada por David Caruso e CSI Nova York.

Nesses últimos anos, além dessas séries policiais já citadas, muitas outras se destacaram como Cold Case, NCIS, Criminal Minds, Without a Trace só para citar algumas, mas para mim nada se compara a premiadíssima The Shield. 


A série altera a fórmula convencional dos seriados policiais ao mostrar um mundo moralmente ambíguo em que a linha entre o bem e o mal é cruzada diariamente. A série é focada na tensão entre um grupo de policiais que trazem resultados, porém são corruptos e um capitão dividido entre seu dever e suas ambições políticas.

O seriado conta o dia-a-dia dos policiais do distrito fictício de Farmington, em Los Angeles, tendo como base uma delegacia improvisada dentro de uma igreja abandonada, apelidada de Farm . Vic Mackey (estrelada pelo ótimo Michael Chiklis) é o policial corrupto, líder do Strike Team, uma equipe de quatro policiais voltada para o controle da ação de gangues e do tráfico de drogas. O Strike Team foi inspirado por uma divisão real do Departamento de Polícia de Los Angeles.

A série teve sete temporadas, ganhou o Emmy Awards 2002 de melhor série Drama, o Golden Glob Awards em 2003, também para melhor série dramática, além de Michael Chiklis ter ganho vários prêmios e indicações de melhor ator. O seriado teve ainda as brilhantes participações de Glen Close (cinco vezes indicadas ao Oscar), Forester Whitaker (Oscar 2008) e Anthony Anderson, como atores convidados. The Shield serviu ainda de inspiração a produção de 9mm – São Paulo.


Para quem procura algum seriado para assistir, não deixem de ver The Shield!

Nenhum comentário:

Postar um comentário